terça-feira, 31 de agosto de 2010

História da música

A história da música ocidental é dividida em oito grandes períodos:

  • PRÉ-HISTÓRIA:  É nesse período que o homem começou a produzir sons intencionais, muito antes dos instrumentos, o homem utilizou sua voz e corpo para imitar sons da natureza. As pinturas nas cavernas provam que o homem utilizava a música em seus rituais de caça, de evocação das forças da natureza.
  • MÚSICA DA ANTIGUIDADE: Nas civilizações antigas a  música tinha papel fundamental no dia-dia. Na Grécia eram realizados concursos de canto e a música acompanhava as peças teatrais. Para os gregos a música era cultivada como arte e ciência, sendo uma disciplina fundamental na educação dos jovens gregos. No Egito a música era ouvida tanto no palácio do faraó como também no trabalho no campo. A música estava ligada aos cultos dos deuses, sendo considerada divina. Em Roma teve início as primeiras Tournées, os grupos de músicos obtinham a licença do imperador para percorrer as províncias do Império.
  • MÚSICA MEDIEVAL:  Nesse período a igreja passa a influenciar a música e tem papel fundamental na evolução da música. A música é separada em música religiosa e música popular, o diferencial entre uma e outra são os instrumentos utilizados e a língua, na música religiosa o instrumento utilizado era o órgão e a língua utilizada nos cantos era o latim, na música popular eram utilizados vários instrumentos como a rabeca, o alaúde e a sanfona, os cantos eram no dialeto da região. A escrita  musical, como hoje a conhecemos, teve início nesse período até chegar ao código atual.  
  • MÚSICA RENASCENTISTA: É um período de grandes mudanças na Europa, o homem já não vive tão dominado pela igreja e a igreja se torna menos rígida, permitindo uma aproximação da música religiosa com a popular. O governo passa a desempenhar um papel fundamental na evolução da música, promovendo eventos culturais e audições.
  • MÚSICA BARROCA: A música instrumental consegue atingir a mesma importância que a vocal. Surge a Ópera e o Ballet. É uma música exuberante, com ritmo e frases melódicas extensas muito ornamentadas, são usados contrastes de timbres e intensidades. 
  • MÚSICA CLÁSSICA: Essa época é a mais produtiva da história da música, sendo a época mais fértil de grandes compositores. A música se torna mais leve e menos complicada do que a do período Barroco.
  • ROMANTISMO: Os compositores se libertam da tutela dos nobres e passam a compor livremente, procurando inspiração na música folclorica, o período passa a ser conhecido pela liberdade de expressão de sentimento e paixões, a literatura exerce influência na música romântica.
  • MÚSICA DO SÉCULO XX: O século XX é o século das experiências, da procura de novos caminhos na música e nas artes em geral. Os avanços das comunicações, dos transportes e da tecnologia servem de recurso para as trocas culturais, para a valorização das culturas esquecidas, fazendo com que se reconheça na música moderna a influência de varias culturas. Compositores transformam simples objetos em instrumentos, os instrumentos convencionais são transformados para ampliar suas possibilidades. Surge a gravação sonora e os instrumentos eletrônicos.  
Postado por: Andreia Chiesorin Baganha 




domingo, 29 de agosto de 2010

Quando surgiu?

A música existe e sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido a 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.
.


Texto retirado do site: http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/




.


Postado por: Natália Cristina Rodrigues da Costa

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que é a música?

O que é a música?

A palavra grega mousikós -- "musical", "relativo às musas" -- referia-se ao vínculo do espírito humano com qualquer forma de inspiração artística. A evolução do termo, porém, limitou-o às formas de criação estética relacionadas à combinação dos sons e que abrangem, no Ocidente, o amplo desenvolvimento de uma arte que, em seus aspectos mais característicos, teve início no fim da Idade Média.
Em outras palavras, música é a arte de combinar os sons.

Texto retirado do site: http://www.oliver.psc.br/musica/queemusica.htm 
 Postado por: Andreia Chiesorin Baganha

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Qual é trilha sonora da sua vida???

Todo mundo tem um trilha sonora, músicas que traduzem seu estado de espírito, seu humor naquele dia, ou até mesmo sua vida inteira...
Qual é a sua???? Pode ser a do dia, do momento da vida, da vida inteira, compartilhe!!

Camila Mello