quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cinema Mudo

Por essa você não esperava... você sabia que os filmes não tinham som, no início do cinema?
É que já tinha sido muito difícil inventar um jeito de tirar fotografias em série das pessoas e coisas em movimento, e depois projetá-las. De 1895 até 1927, ninguém falava na tela.
Por isso, quando havia a fala de um ator, a imagem desaparecia, e vinha uma legenda onde estava escrito o que ele tinha falado.
Que chato! Por isso, muitos donos de cinema contratavam músicos para acompanhar o filme. Eles tocavam piano ou flauta, por exemplo. Pixinguinha, grande músico brasileiro do começo do século 20, trabalhou muito assim. Em sessões maiores, até orquestras faziam a trilha sonora ao vivo.

Nos 
filme de ação no tempo do cinema mudo, os músicos tinham que acompanhar o ritmo e tocar bem rapidinho!


Natália Cristina

3 comentários:

  1. Acho muito interessante essa questão do cinema mudo.
    Não acho chato, acho na verdade fascinante! Atualmente temos muitos recursos tecnológicos para incrementar e fazer diferente. Na época do cinema mudo, o único recurso era o talento daqueles que trabalhavam no filme.
    Os filmes de Charles Chaplin por exemplo são extremamente expressivos. Mesmo sem fala, sem trilha sonora (da maneira como conhecemos) era (e é) capaz de nos fazer refletir muito.

    Outro ponto interessante são essas bandas ou músicos que tocavam nos cinemas enquanto o filme se desenrolava. Me lembra muito os desenhos animados como Tom e Jerry, que não tem a fala nenhuma, e a trilha sonora é, geralmente, clássica (como Debussy por exemplo) que tem tiradas (som X movimento) muito bem articuladas!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Camila, adoro cinema mudo principalmente Charles Chaplin. Considero a trilha sonora o máximo, me lembro do dinamismo que da na cena aquela música de tensão ou de paixão. Tanto no cinema mudo, desenho animado ou cinema falado, a trilha sonora é um elemento fundamental, como vimos em outra postagem a escolha da trilha sonora é muito importante, pois se torna marca registrada daquele filme, como a trilha da Pantera cor-de-rosa, 007, Titanic...

    ResponderExcluir
  3. A trilha sonora com certeza é uma peça fundamental nos filmes, e com certeza o cinema mudo já sabia disso, deve ser muito interessante ouvir uma trilha sonora ao vivo durante o filme... Já pensou a experiência de uma orquestra tocando e os filmes de Charles Chaplin na tela? Com certeza gostaria de passar por essa experiência.

    ResponderExcluir