quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Musicoterapia: no ritmo da cura

Imagem retirada do site: www.cfh.ufsc.br
A ciência aprovou: a música é um santo remédio, ela auxilia no tratamento de diversas doenças, e não tem contra indicação!
A musicoterapia é usada em tratamentos de doenças como o câncer, distúrbios de comunicações e de comportamento, problemas neurológicos, lesões cerebrais, dislexias, doenças mentais, ou seja, nada resiste à música!

Mas o que é a Musicoterapia?
"Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um profissional qualificado (musicoterapeuta), com um paciente ou grupo, num processo para facilitar, e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

"A musicoterapia trabalha para desenvolver a capacidade de escuta e de convívio social, na medida que a música encontra no indivíduo um canal de comunicação disponível. Por esse acesso, ela começa a abrir novos canais de conexão", define Maristela Smith, coordenadora da Clínica de Musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas, SP. 


Conteúdo retirado dos sites:
www.musicoterapia.mus.br; 
www.minhavida.com.br/conteudo/807-musicoterapia-cura-doencas-e-promove-o-bemestar.htm
Postado por Elisa Chiesorin Baganha

2 comentários:

  1. Sei que é importante ter um profissional cuidando do tratamento de musicoterapia.. Mas a maioria de nós faz isso esponteneamente.

    Aprendi a lidar com minha enxaqueca ouvindo música clássica. Quando estava passando mal, coloca Mozart ou Debussy, que são uns dos meus favoritos, e ouvia imóvel, me concentrando na música!
    Sempre deu muito certo!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito relaxante poder ser tratado com música,com profissionais que saibam como utilizar a música nesse tipo de tratamento.

    ResponderExcluir