quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um pouco de história da música

A origem da música

É tão remota a origem da música que ninguém sabe precisar o início da sua existência. A música e os sons surgiram simultaneamente como um meio de comunicação e de linguagem, e, desse modo, até se pode arriscar um palpite afirmando a possibilidade de os sons das palavras terem sido a primeira maneira espontânea de fazer música. Assim como a palavra expressa sentimentos, a música também o faz.
A verdade é que essa arte acompanha o homem desde os primeiros tempos, na Pré-História, em seus rituais religiosos, de guerra e em atividades de subsistencia, o que pode ser comprovado através de outras expressões artísticas, como a pintura e a escultura, e por restos de ossos perfurados e trabalhados, como instrumentos de sopro.
No antigo Egito, a utilização de instrumentos musicais nos cerimoniais foi comprovada através de pesquisas e escavações arqueológicas. Instrumentos como trompetes (encontrados em túmulos), flautas e instrumentos de corda (como a lira e a cítara) faziam parte da cultura musical do Egito, onde o poder mágico e ritualístico se sobrepunha à arte.
No Antigo Testamento, há um relato sobre os reinados de Davi e Salomão e suas realizações cerimoniais no grande templo de Jerusalém, com a participação de quatro mil cantores.
Na Grécia Antiga, o povo adorava vários deuses, e a música fazia parte desse ritual de adoração. O mito grego de Orfeu, que encantava animais pela beleza de sua voz e pelo som da sua lira, é um exemplo clássico da existência da música como poder mágico e transformador.
No teatro grego, a música se fazia presente no coro, no instrumento e na dança, integrando essas várias expressões artísticas em um só espetáculo.
Os gregos foram dominados pelos romanos mas a sua arte influenciou fortemente a arte romana. Desse modo a música grega acabou entrando nos lares romanos e se adaptando às novas circunstancias culturais sem, contudo, perder sua ligação com rituais e comemorações importantes. Assim a cultura musical grega foi transmitida para o Ocidente por intermédio dos romanos com a expansão do seu império.

(Postado por Bárbara Sodré)
(Texto retirado do material de Música do Telecurso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário